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terça-feira, 13 de julho de 2010

Smart no Brasil

O modelo estará disponível no mercado brasileiro a partir de abril de 2009, de acordo com o anúncio feito pelo Dr. Gero Herrmann, presidente da Mercedes-Benz do Brasil



O smart fortwo reúne tecnologia, qualidade e segurança, e oferece reduzidos níveis de consumo de combustível e emissão de poluentes. Seu conceito especial de espaço oferece vantagens no trânsito intenso das grandes cidades. Os executivos do Grupo Daimler AG acreditam que os visitantes do 25º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo terão uma reação altamente positiva ao verem o smart fortwo, um modelo concebido para duas pessoas – como seu próprio nome indica.




“Estou certo de que muitos clientes orientados ao estilo de vida urbano logo irão se interessar pelo conceito diferenciado do smart fortwo. Além da ampla oferta de itens de segurança e do design marcante, o fortwo ostenta a mais alta qualidade e confiabilidade", comenta Dr. Gero Herrmann, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. Ágil e com tamanho ideal para o trânsito das grandes cidades, o modelo está disponível atualmente em 37 países. Desde a introdução da primeira geração do fortwo, em 1998, mais de 900 mil veículos smart para dois ocupantes foram vendidos no mundo.



O smart fortwo no mercado brasileiro e no mundo - Os sucessivos resultados favoráveis observados no mercado brasileiro nos últimos anos abriram espaço para mais investimentos da indústria automobilística. Com potencial para crescer cada vez mais, o Brasil carece de modelos projetados especificamente para oferecer maior agilidade e facilidade para estacionar nos grandes centros urbanos, como o smart fortwo, um modelo que mede apenas 2.695 milímetros de comprimento, 1.559 mm de largura e 1.542 mm de altura, com entreeixos de 1.867 mm. Em janeiro de 2008, os primeiros veículos chegaram aos clientes dos Estados Unidos, o maior mercado automotivo do mundo. No total, 11.400 americanos já receberam suas unidades.




Após dez anos no mercado, o smart fortwo pode ficar orgulhoso das suas realizações. Desde que o primeiro modelo foi lançado em 1998, mais de um milhão de smart de dois lugares foram produzidos. Considerando que o smart fortwo só foi inicialmente colocado à venda na Alemanha e depois em mais oito países europeus, hoje ele está disponível em 37 países de todo o mundo.



A partir de meados de 2009, o smart fortwo também estará à venda na China, onde parece que o carro foi praticamente feito sob medida para o crescente número de clientes com estilos de vida orientados para um carro pequeno, num país com tantas megalópoles. Na China, também os jovens querem um carro ágil, moderno e flexível para a sua vida urbana, a fim de se destacarem perante os outros.



Nas nações onde é comercializado, o smart fortwo chama a atenção não apenas por ser um veículo inovador, voltado ao estilo de vida urbano. Muitos de seus consumidores são atraídos pelo caráter ambientalmente adequado do modelo, que oferece reduzido consumo de combustível e baixo índice de emissão de poluentes.



Ao mesmo tempo, seu desenho o torna objeto de desejo de consumidores que procuram um veículo que expresse sua personalidade e que os diferencie em meio aos modelos de estilo convencional.



Independente do perfil do consumidor, o fortwo é muito procurado também por oferecer os mesmos padrões de qualidade, confiabilidade, segurança, conforto, economia de combustível e agilidade característicos dos automóveis Mercedes-Benz.



Como uma das mais jovens marcas de automóveis do mercado, a smart reflete inovação, funcionalidade e um estilo de vida prazeroso. Sua gama de modelos está voltada aos consumidores interessados em soluções novas, inteligentes e avançadas. Por isso, o perfil dos proprietários de automóveis smart está muito mais relacionado com sua atitude do que com idade, profissão ou gênero. A smart entende que seus clientes são indivíduos de “mente aberta”, autoconfiantes e que questionam o "status quo". Eles optam pelo smart fortwo porque buscam um modelo especial, que dê destaque, e que, ao mesmo tempo, seja simplesmente divertido de dirigir.



Uma história de sucesso: 10 anos do smart fortwo - Os criadores do veículo na Mercedes-Benz começaram projetando o "carro do futuro" nos anos 70, quando adotaram uma abordagem revolucionária com a criação de um automóvel supercompacto. Em 1989, Nicolas G. Hayek, o inventor do Swatch, conquistou o interesse da Mercedes Benz para criar um veículo pequeno para dirigir nas cidades. Os dois sócios estabeleceram a Micro-Compact Car AG, com sede em Biel, Suíça. O smart fortwo foi exibido pela primeira vez em 1997, no "IAA Motor Show" de Frankfurt. Em uma ação que expressava o compromisso da empresa com a Europa, a cidade francesa de Hambach foi escolhida como local de produção para o smart.



A fábrica do smart (também conhecida como "Smartville") deu início à produção em 1997. A linha de produção, que tem a forma de um símbolo de "mais", atende com excelência a todos os requisitos de montagem e logística. O design eficiente dos processos produtivos da fábrica diminui ao mínimo o esforço de transporte e logística. Porém, essa não é a única razão pela qual a localização em Lothringen é conhecida como ambientalmente correta. A fábrica respeita o meio-ambiente por meio de seus processos de pintura, do conceito de gerenciamento de energia com medidas de economia e do design dos próprios veículos. As vendas do smart fortwo começaram em outubro de 1998. No mesmo ano, a smart tornou-se uma subsidiária de capital fechado da Daimler-Benz AG (agora Daimler AG).



O estilo: esportivo, mais elegante - Já em 2002, o smart fortwo foi incluído na coleção permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York – o único veículo que ainda é produzido. Os projetistas da segunda geração do smart fortwo também foram bem sucedidos – em um veículo medindo apenas 2,7 metros de comprimento – em criar um espaçoso interior oferecendo máxima segurança e conforto. O smart fortwo transmite inovação, funcionalidade e alegria de viver.



Claridade e modernidade caracterizam a forma. O smart fortwo tem uma aparência muscular e atlética. Esta impressão é enfatizada pela admissão adicional de ar, a seção inferior preta contrastante do pára-choque e pelos detalhes do trinco da porta traseira. A abertura horizontal da porta inteligentemente continua na linha dos ombros logo abaixo da borda da janela. Ela corre para a asa dianteira e os faróis de projeção que são únicos nesta classe de veículo. Estes detalhes emprestam ao smart fortwo uma face adulta e de alta tecnologia. Além disso, os indicadores são integrados nos faróis. A janela traseira é levemente inclinada, dando ao smart fortwo uma aparência esportiva e elegante. A vista traseira do smart fortwo é adornada por quatro luzes traseiras. A janela traseira alcança praticamente toda a largura do veículo e é enquadrada por dois painéis pretos de alto brilho.



Exclusivo no segmento de carros pequenos é o teto panorâmico ultra-leve, mas ultra-resistente de policarbonato. Outra característica exclusiva é a capota da versão cabrio: a capota elétrica é totalmente automática e pode ser ajustada em qualquer posição. O smart fortwo não precisa estar parado para que a capota seja aberta ou fechada – isto pode ser feito a qualquer velocidade. A parte traseira da capota também pode ser aberta até a posição final e fechada novamente ao toque de um botão. Este é um exemplo primordial do marcante conforto oferecido por este pequeno veículo conversível de dois assentos. Tudo que falta para uma experiência totalmente cabrio é a remoção das barras laterais do teto. Estas podem ser tiradas rapidamente e armazenadas em um compartimento especial na porta traseira.







César Augusto Cielo Filho, o nosso medalha de Ouro em Pequim chegou no modelo



Segurança ativa e passiva exemplar: célula de segurança tridion, airbags de tamanho padrão, e abs como equipamento de série - O smart fortwo é um verdadeiro marcador de tendências em termos de equipamento de segurança em pequenos carros. A célula de segurança tridion protege seus ocupantes como uma carcaça dura em volta de uma noz. Ela é reforçada em pontos estrategicamente importantes com aço de alta resistência, cobrindo mais de 50% da célula ao todo.



Os membros longitudinais e transversais da célula de segurança tridion ativam a zona de deformação de outro veículo envolvido no acidente e distribuem a energia de impacto uniformemente por toda a carroceria do veículo. E no caso de uma colisão, as rodas também assumem a função de zonas de deformação. Quando isto acontece, as rodas dianteiras são apoiadas por hastes laterais. Isto significa que o smart fortwo atende às exigências dos regulamentos europeus EuroNCAP e de impacto dos EUA. Ele também atende às normas extremamente rígidas da Mercedes-Benz Cars.



Todo smart vem com airbags de tamanho padrão para motorista e passageiro como equipamento normal. O airbag do passageiro é localizado em cima do painel de instrumentos, para permitir que ele também intercepte passageiros que não estão perfeitamente posicionados no carro. Se um assento infantil estiver montado, o airbag do passageiro pode ser desativado com a chave de ignição. Airbags de cabeça/ tórax e laterais também estão disponíveis. Estes protegem a cabeça e a parte superior do corpo. Tensionadores de cintos e limitadores de força são itens de série no smart.



Graças à construção tipo sanduíche da célula de segurança tridion, os passageiros estão geralmente acima da zona direta de perigo no caso de um impacto lateral, resultando em melhor proteção do que na maioria de outros pequenos carros. Todos os acabamentos interiores tem sido otimizados para prevenir ferimentos aos ocupantes. O sistema esp também vem de série no smart fortwo. Este não está sequer disponível como extra opcional em muitos micro carros. O esp também inclui uma função de assistência de partida integrada em subidas íngremes. Isto impede o veículo de voltar para trás enquanto se move em gradientes inclinados.



Outra característica do pacote esp é o sistema antibloqueio de frenagem (abs), que previne o bloqueio das rodas durante uma frenagem de emergência. Isto reduz a distância de frenagem e assegura a dirigibilidade do veículo.



Uma função de assistência de frenagem hidráulica também é de série. Ela automaticamente dispara uma frenagem de emergência controlada assim que a eletrônica registra que o motorista pressionou o pedal de freio rápido, mas não firme o suficiente.



O interior: mais espaço do que você pode acreditar - Um marcante aspecto do smart fortwo é sua sensação de espaço, comparável com a de um sedã de tamanho normal. Clientes que se acomodam ao volante pela primeira vez nunca deixam de se surpreender de como é fácil entrar e sair do carro e como o smart fortwo é espaçoso em seu interior. O assento do passageiro é posicionado mais para trás que o do motorista, para dar aos passageiros um espaço otimizado de ombros.



Os assentos de segurança com cintos integrais são bem contornados e oferecem um agradável apoio lateral. O estofamento é de alta qualidade. Até objetos mais longos podem ser facilmente transportados: uma alavanca do lado interno do assento do passageiro tanto reclina o encosto quanto permite que ele seja dobrado à frente em posição horizontal.



O painel de instrumentos corre reto e é enquadrado por dois arcos do lado direito e do lado esquerdo que representam uma continuação visual da estrutura da célula de segurança tridion e apóiam as asas superiores e inferiores do painel de instrumentos.



A asa inferior também serve como almofada de joelhos no caso de impacto. O arranjo suspenso do painel de instrumentos transmite leveza e torna o interior do novo smart fortwo totalmente exclusivo. Elementos como as saídas de ar montadas externamente, o contagiros e relógio no painel já ajudaram a dar ao smart fortwo original um toque distinto.



O motorista visualiza o velocímetro centralizado no quadro de instrumentos, através do volante de três raios. A unidade de controle para aquecimento, ar condicionado e ventilação tem uma posição central ergonômica no console central e é enquadrada por duas saídas de ventilação adicionais.



A grande unidade de áudio está localizada embaixo dos controles de aquecimento e ar condicionado. Os clientes podem escolher entre um rádio CD normal ou um CD changer de seis CDs. Grandes botões e uma clara arrumação tornam a operação uma brincadeira de criança. Além disso, um sistema de som com um sub-woofer e uma conexão MP3 está disponível. Dadas suas compactas dimensões externas, é marcante quanta coisa cabe no compartimento de bagagem do smart fortwo. 220 litros são mais do que suficientes para as compras diárias. Enchendo o espaço disponível até o teto, a capacidade de bagagem pode ser aumentada para 340 litros.



O espaço de carga nivelado é particularmente amigável. A porta traseira de duas partes é realmente prática em espaços de estacionamento apertado. A porta traseira dobrável também pode ser usada como superfície para colocar coisas. A seção inferior da porta incorpora espaço adicional de armazenamento que é acessível através de uma tampa.



Consumo de combustível – mais de 20 km/l - Econômico e ágil, o smart fortwo é equipado com o eficiente e compacto motor a gasolina de três cilindros, com quatro válvulas por cilindro e exatos 999 cm3 de deslocamento. Montado transversalmente em frente ao eixo traseiro e inclinado para trás a um ângulo de 45 graus, a unidade de potência de um litro para o mercado brasileiro é equipado com um turboalimentador, que gera 84 cv a 5.250 rpm e 120 Nm (12,2 kgfm) de torque a 3.250 rpm.



O desempenho do motor está bem além das expectativas para um carro urbano. O smart alcança uma velocidade máxima de 145 km/ h e oferece incrível agilidade, levando apenas 10,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/ h.



A tecnologia na unidade de potência de um litro inclui uma corrente livre de manutenção para acionar os eixos comando de válvulas e um amortecedor de vibrações de torções no virabrequim. O turboalimentador funciona com uma pressão máxima de 0,5 bar.



Mudança de marchas sem a necessidade de embreagem - O smart fortwo é equipado com uma transmissão automática de cinco velocidades (softip) como item de série. Isto significa que não tem pedal de embreagem, já esta tarefa é executada por um motor elétrico. Para mudar uma marcha a alavanca de mudanças somente precisa receber um leve toque à frente, enquanto puxá-la para trás reduz uma velocidade. As marchas podem ser mudadas usando aletas de câmbio no volante.



A versão disponível para o mercado brasileiro oferece o programa automático de marchas softouch, que permite ao motorista mudar da transmissão manual (softip) para automática pressionando um botão na alavanca de câmbio. Uma função de redução permite ao motorista usar o pedal do acelerador para reduzir duas marchas simultaneamente, em modo manual e automático. Mudanças incorretas de marcha e excesso de rotações são impossíveis, porque a eletrônica só aceita mudanças lógicas de marcha.

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