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sexta-feira, 25 de junho de 2010

Nissan X-trail


No quesito simpatia, o Nissan X-Trail é campeão. Ele cativa o motorista logo nos primeiros quilômetros por ser um veículo leve, compacto e bom de guiar. A posição de dirigir é fácil de encontrar e o motorista logo percebe a ótima visibilidade e o baixo esforço para fazer manobras. A direção é leve e a suspensão garante o conforto ao rodar. Há porta-trecos por toda parte. Só no painel contei sete, incluindo o porta-luvas. O motor 2.5 16V entrega nada menos que 180 cv, que cumprem facilmente a tarefa de empurrar os 1 435 quilos do carro, que se mostrou ágil na cidade e econômico na estrada. Em nossa pista, ele conquistou alguns dos melhores resultados nos testes - embora a disputa tenha ficado bem equilibrada entre todos os concorrentes.

Ser leve e compacto, no entanto, tem seus ônus. Os rivais oferecem lugar para cinco adultos na cabine, enquanto o Nissan só tem vaga para quatro adultos e uma criança, no máximo. E essa desvantagem se estende ao porta-malas. Enquanto no Nissan cabem 410 litros, o Honda CR-V tem capacidade para 1 011 litros de bagagem.
Também pesa contra o X-Trail o fato de ser o dono do projeto mais antigo, entre os seis mostrados aqui. Ele foi apresentado, como protótipo, em 2000 e começou a ser vendido no ano seguinte na Europa e na Ásia, passando por uma reestilização em 2003, quando ganhou a aparência que tem agora. O painel com mostrador central já não surpreende mais e o console, com acabamento metálico, não brilha como novidade. Pelo contrário: como os mostradores são pequenos, sua leitura seria mais fácil se eles estivessem no lugar tradicional. E a saída do ar-condicionado não ficaria tão próxima do volante, resfriando a mão do motorista.
Entre os jipinhos japoneses, o X-Trail é o que custa menos e o que tem o seguro mais barato. Segundo a corretora Nova Feabri, o dono paga, em média, 4 000 reais de seguro, o que é apenas 3,5% de seu valor (para o perfil de risco moderado). Não se pode dizer que ele não seja comedido em equipamentos e preço. Mas os rivais também oferecem vantagens nessa área, e têm projetos mais atuais que não sacrificam o conforto das pessoas.


X-TRAIL - R$ 121 800
Apesar de ter dimensões compactas, este Nissan traz um potente motor de 180 cv.
Suspensão
O X-Trail roda com maciez, mas cobra o preço na hora de fazer as curvas, permitindo a oscilação da carroceria.
Avaliação: bom
Ao volante
Ele é ágil e gostoso de guiar. O motorista encontra a melhor posição de dirigir com facilidade.
Avaliação: muito bom
Carroceria
Além do estilo conservador, suas dimensões são compactas diante das dos rivais.
Avaliação: bom
Motor e câmbio
O conjunto mecânico garantiu o bom desempenho dele na pista. O câmbio é convencional de quatro marchas.
Avaliação: muito bom

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