No quesito simpatia, o Nissan X-Trail é campeão. Ele cativa o motorista logo nos primeiros quilômetros por ser um veículo leve, compacto e bom de guiar. A posição de dirigir é fácil de encontrar e o motorista logo percebe a ótima visibilidade e o baixo esforço para fazer manobras. A direção é leve e a suspensão garante o conforto ao rodar. Há porta-trecos por toda parte. Só no painel contei sete, incluindo o porta-luvas. O motor 2.5 16V entrega nada menos que 180 cv, que cumprem facilmente a tarefa de empurrar os 1 435 quilos do carro, que se mostrou ágil na cidade e econômico na estrada. Em nossa pista, ele conquistou alguns dos melhores resultados nos testes - embora a disputa tenha ficado bem equilibrada entre todos os concorrentes.
Ser leve e compacto, no entanto, tem seus ônus. Os rivais oferecem lugar para cinco adultos na cabine, enquanto o Nissan só tem vaga para quatro adultos e uma criança, no máximo. E essa desvantagem se estende ao porta-malas. Enquanto no Nissan cabem 410 litros, o Honda CR-V tem capacidade para 1 011 litros de bagagem.
Também pesa contra o X-Trail o fato de ser o dono do projeto mais antigo, entre os seis mostrados aqui. Ele foi apresentado, como protótipo, em 2000 e começou a ser vendido no ano seguinte na Europa e na Ásia, passando por uma reestilização em 2003, quando ganhou a aparência que tem agora. O painel com mostrador central já não surpreende mais e o console, com acabamento metálico, não brilha como novidade. Pelo contrário: como os mostradores são pequenos, sua leitura seria mais fácil se eles estivessem no lugar tradicional. E a saída do ar-condicionado não ficaria tão próxima do volante, resfriando a mão do motorista.
Entre os jipinhos japoneses, o X-Trail é o que custa menos e o que tem o seguro mais barato. Segundo a corretora Nova Feabri, o dono paga, em média, 4 000 reais de seguro, o que é apenas 3,5% de seu valor (para o perfil de risco moderado). Não se pode dizer que ele não seja comedido em equipamentos e preço. Mas os rivais também oferecem vantagens nessa área, e têm projetos mais atuais que não sacrificam o conforto das pessoas.
X-TRAIL - R$ 121 800
Apesar de ter dimensões compactas, este Nissan traz um potente motor de 180 cv.
Apesar de ter dimensões compactas, este Nissan traz um potente motor de 180 cv.
Suspensão
O X-Trail roda com maciez, mas cobra o preço na hora de fazer as curvas, permitindo a oscilação da carroceria.
Avaliação: bom
O X-Trail roda com maciez, mas cobra o preço na hora de fazer as curvas, permitindo a oscilação da carroceria.
Avaliação: bom
Ao volante
Ele é ágil e gostoso de guiar. O motorista encontra a melhor posição de dirigir com facilidade.
Avaliação: muito bom
Ele é ágil e gostoso de guiar. O motorista encontra a melhor posição de dirigir com facilidade.
Avaliação: muito bom
Carroceria
Além do estilo conservador, suas dimensões são compactas diante das dos rivais.
Avaliação: bom
Além do estilo conservador, suas dimensões são compactas diante das dos rivais.
Avaliação: bom
Motor e câmbio
O conjunto mecânico garantiu o bom desempenho dele na pista. O câmbio é convencional de quatro marchas.
Avaliação: muito bom
O conjunto mecânico garantiu o bom desempenho dele na pista. O câmbio é convencional de quatro marchas.
Avaliação: muito bom
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